sábado, 25 de setembro de 2010

Aula de 24/09/2010 - Atuação das Citocinas em Tumores

A imunidade contra tumores mediadas por céls, podem ser aumentada pela expressão de citocinas e co-estimuladores em células tumorais e pelo tratamento de indivíduos portadores de tumor com citocinas que estimulam a proliferação e diferenciação dos Linf. T e as céls NK.

Resumo
  • Os tumores expressam Ag que são reconhecidos pelo SI, mas a maioria dos tumores é fracamente imunogênica e as respostas imunológicas com freqüência não previnem o crescimento de tumores. O SI pode ser estimulado a destruir eficazmente os tumores.
  • Ag tumorais conhecidos pelo CTLs são os principais indutores e alvos da imunidade antitumoral. Esses Ag incluem mutantes de oncogenes e de outras proteínas celulares, proteínas normais cuja expressão é desregulada ou aumentada em tumores,e produtos de vírus oncogênicos.
  • Ac específicos para céls tumorais reconhecem Ag que são utilizados para diagnóstico e são alvos em potencial para a terapia com Ac. Esses Ag incluem oncofetais, que são expressos normalmente durante o estágio fetal, e cuja expressão é desregulada em alguns tumores; glicoproteínas e glicolipídeos de superfície alterados; e moléculas expressas normalmente nas céls das quais os tumores se originam, sendo, portanto, Ag de diferenciação para tipos particulares de céls.
  • As respostas imunólogicas capazes de destruir céls tumorais consistem em CTLs, céls NK e macrófagos ativados. O papel desses mecanismos imunológicos efetores na proteção de indivíduos contra tumores não está bem definido.
  • Os tumores evadem as respostas imunológicas por meio de vários mecanismos, incluindo a sub-regulação da expressão de moléculas do MHC, selecionando células que não expressam Ag tumorais, produzindo substâncias imunossupressoras e induzindo tolerância a Ag tumorais.
  • A imunoterapia contra tumores é elaborada visando amplificar as respostas imunológicas ativas contra estes tumores, ou administrar efetores imunológicos especifícos para tumor em pacientes. As respostas imunológicas podem ser ativamente potencializadas pela imunização com céls tumorais ou Ag, pela administração de tumores modificados expressando altos níveis de co-estimuladores ou citocinas, que ativam a proliferação e diferenciação de céls Tm e pela admistração sistêmica de citocinas. A imunidade antitumoral também pode ser aumentada pelo bloqueamento das vias inibitórias da imunorregulação. As abordagens de imunoterapia passiva incluem administração de Ac antitumorais, Ac conjugados com medicamentos tóxicos (imunotoxinas), e céls T e NK reativas ao tumor, isoladas de pacientes e propagadas pelo cultivo com fatores de crescimento.


Abreviações: GM-CSF, fator estimulador de colônias de granulócitos-macrófagos; TNF, fator de necrose tumoral.


Figura 1: Atuação de citocinas em tumores
Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/jbpneu/v34n5/a11fig04.gif


Referência Bibliografica:
Texto e Tabela retirados :

Abbas, A. K.; Lichlman, A. H.; Pillai Shiv. Imunologia: celular e molecular. Rio de Janeiro: Elsevier,6ª ed. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog