terça-feira, 7 de setembro de 2010

Imunoglobulinas

Aula 03/09/2010

São cadeias de proteínas produzidas pelos linfócitos B que têm função de reconhecer, neutralizar e opsonizar os antígenos para que estes sejam eliminados, ou fagocitados pelos macrófagos. São conhecidos 5 tipos diferentes de imunoglobulinas, que se intercambiam dependendo da necessidade da reação auto-imune do momento. São diferenciados apenas nas regiões C das cedeias pesadas.
As classes das moléculas de anticorpos também são chamadas de isótipos e são denominadas IgA, IgD, IgE, IgG, IgM.

IgA
São imunoglobulinas responsáveis pela defesa das mucosas, e infecções locais, é encontrada em secreções externas. É secretada em forma de dímeros.


IgD
Encontrada em menor quantidade. Função ainda incerta, acredita-se que possui como função ficar nas membranas de linfócitosB naïve, como receptor de membrana.

IgE
São monômeros, é responsável pela defesa contra parasitas helmínticos, e hipersensibilidade imediata. É encontrada nas membranas dos basófilos, mastócitos e eosinófilos. Quando entram em contato com o Ag, liberam histamina, heparina, nas reações de hipersensibilidade. Pessoas muito alérgicas, possuem muito IgE.

IgG
Monômeros, é a mais abundante do organismo. Tem como função:
-a aglutinação de Ag insolúveis;
-ativação do complemento (chama outras proteínas para ajudar na ação das células de defesa);
-papel importante na citotoxicidade dependente do Ac (IgG reveste o micro-organismo ou célula infectada, possibilitando assim que as células NK ataquem esse alvo, serve como orientadora);
-papel na opsonização;
-neutralização de toxinas e vírus;
-é a única imunoglobulina que atravessa a placenta, garantindo assim, imunidade ao feto.

IgM
São pentâmeros, portanto 5 vezes maior que a IgG. Possui função de receptor a antígeno de célula B naïve, o primeiro receptor a reconhecer um antígeno, ativação do complemento, a primeira imunoglobulina produzida após o contato com o Ag.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog