sábado, 11 de setembro de 2010

Curiosidades - Identificação de gene

Cientistas britânicos identificam gene que controla combate a doenças

Cientistas britânicos anunciaram o descobrimento de um gene que ajuda a mobilizar o sistema imunológico para combater doenças.
O gene faz com que células-tronco do sangue se tornem células imunológicas conhecidas como Natural Killers (NK, ou Matadoras Natas).
Células NK que funcionam de maneira adequada são um tipo de glóbulo branco chave para a defesa do organismo, matando células cancerosas, vírus e bactérias.
Espera-se que a descoberta leve ao desenvolvimento de formas de estimular a produção de células de defesa do organismo, criando, potencialmente, uma nova forma de eliminar o câncer.
Atualmente, as células NK separadas de sangue de doadores são usadas no tratamento de alguns pacientes com câncer, mas sua eficácia é limitada porque elas podem ter pequenas diferenças de pessoa para pessoa.
O líder da pesquisa, Hugh Brady, disse: "Se um maior número de células-tronco do paciente puder ser 'coagido' a se transformar em células NK através de um tratamento químico, nós poderemos aumentar a força de combate do organismo ao câncer sem ter que lidar com os problemas de incompatibilidade ao doador."
 
Doenças auto-imunes
 
Segundo os pesquisadores, a identificação do gene E4bp4 pode ainda ajudar a desenvolver novos tratamentos para diabete tipo-1 e esclerose múltipla. Ambos os distúrbios ocorrem quando o sistema imunológico se volta contra os próprios tecidos do corpo. Alguns cientistas acreditam que o mau funcionamento de células NK é que provoca o ataque a células saudáveis.
Para fazer a descoberta, os cientistas do Imperial College London, University College London e Instituto Nacional para Pesquisa Médica do Conselho de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha criaram um rato sem o gene E4bp4.
Estes animais eram absolutamente normais, exceto pela ausência de células NK.
Os pesquisadores começaram a estudar o efeito do E4bp4 em uma forma rara mas fatal de leucemia infantil quando descobriram a importância das células NK.

As células NK são usadas em alguns tratamentos para combater o câncer
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/09/090914_doencasgeneg.shtml





Estudo mostra método para vacinar recém-nascidos

Atualmente, a imunização costuma ser aplicada a bebês com pelo menos dois meses de idade, uma vez que recém-nascidos não contam com um sistema imunológico capaz de responder de forma adequada à maioria das vacinas.
Mas um grupo de imunologistas de um hospital infantil da cidade americana de Boston afirma ter descoberto um tipo de molécula capaz de impulsionar o sistema imunológico de recém-nascidos e, com isso, permitir a vacinação.
Segundo os especialistas, tais moléculas podem detectar invasões de bactérias e vírus e alimentar a produção de citoquinas, um tipo de proteína que faz com que outras células imunológicas criem um sistema de defesa contra infecções.

Mecanismo de imunização

Os bebês, assim como adultos, contam com dez tipos dessas moléculas, mas, ao contrário do que ocorre com adultos, nos recém-nascidos, ao serem estimuladas, as moléculas não reagem produzindo um mecanismo de imunização.
"Acreditamos ter esbarrado no cálice sagrado da imunologia pré-natal", afirmou Ofer Levy, pesquisador que comandou o estudo.
De acordo com ele, a prática atual, de vacinar bebês quando eles estão com dois, quatro ou seis meses de idade deixa-os expostos a doenças.
Levy afirma que se for possível atuar desde o nascimento da criança, os médicos poderão reduzir essa "janela" de riscos enfrentados pelos recém-nascidos.


Cientistas contam ter feito descoberta que permitiria vacinação
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/04/060425_vacinabebesbg.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog