terça-feira, 5 de outubro de 2010

Primeiro coração artificial orgânico é exibido por franceses

Cientistas acreditam que o órgão poderá ser utilizado em transplantes a partir de 2011


Primeiro coração artificial feito com materiais orgânicos

O primeiro coração completamente artificial feito com matérias orgânicas foi apresentado por pesquisadores franceses. Após 15 anos de trabalho os cientistas crêem que o coração possa ser utilizado em transplantes dentro de 2 anos.

Tendo as suas pesquisas com um custo de 55 milhões de euros, o novo coração é capaz de resolver importantes problemas que foram encontrados em próteses cardíacas artificiais. O principal deles é o fim do desenvolvimento de coágulos quando o sangue entra em contato com materiais que não são naturais. Estes coágulos multiplicam o risco de acidentes cardiovasculares (AVCs) nos transplantados.
O professor Alain Carpentier, diretor do projeto e médico do hospital Georges Pompidou de Paris, afirmou que " os materiais biológicos utilizados no órgão são hemo-compatíveis, limitando o perigo de coagulação" . Ele também esclareceu que a novidade é dotada de um sistema avançado, capaz de evitar problemas e se adaptar mais facilmente ao paciente. Dessa forma " o órgão dará uma vida normal aos pacientes que sofreram um infarto ou que não têm acesso a um coração" assegurou o cientista.


Burocracia e Desenvolvimento
Após o sucesso de testes com vacas o desejo dos pesquisadores é testar agora com seres humanos. Porém devido ao processo técnico e burocrático são esperados dois anos até essa realização.
Enquanto isso o desenvolvimento final do aparato será primordial. Os pesquisadores pretendem prolongar a vida útil da prótese de 5 para 20 anos e aumentar o tempo de duração das baterias, facilitado a vida do paciente.

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/522/ciencia-e-tecnologia/primeiro-coracao-artificial-organico-e-exibido-por-franceses

Nenhum comentário:

Postar um comentário